Imagem capa - Fotografia lifestyle – O que é?? por Samara Medeiros Fotografia
Dicas de fotografiaEnsaio externoFotografia newborn lifestyleFotografia lifestyleFotografia infantilFotografia de família

Fotografia lifestyle – O que é??

Hoje o post do blog vai ser um pouquinho diferente. Eu vim aqui explicar para quem ainda não conhece, o que é o estilo lifestyle na fotografia.


Quem acompanha meus posts de portfólio já deve ter percebido os ensaios newborn lifestyle, certo? Teve o da Gabriela, do Guilherme, do Guido, da Julia e em breve vem mais por aí. Vendo as fotos dá para imaginar do que se trata, mas hoje vou esclarecer de vez para não restarem dúvidas e mostrar a vocês as vantagens e maravilhas de se fazer um ensaio desse tipo!


Fotografia de uma gestante em frente ao espelho em seu quarto olhando para a barriga.


Pais e bebê deitados na cama próximos uns dos outros, olhando para a foto.


Mas o ensaio lifestyle não se resume à categoria newborn, ou recém-nascido. Lifestyle significa “estilo de vida”, ou seja, no ensaio vamos retratar exatamente o estilo de vida daquela família, daquela gestante, ou daquela pessoa individualmente. Não há montagens, figurino, cenário. Tem a vida real do retratado. A sessão é o mais personalizada possível! A intenção é que ela seja a sua cara!


Bebê olhando para a câmera e sorrindo, com árvores ao fundo bem desfocadas.


Mãe abraçando dois filhos e fazendo cócegas neles enquanto brincam em um ensaio fotográfico externo de família.


Lembra antigamente quando seu pai ou sua mãe pegava uma câmera e começava a fotografar a vida em casa? Os filhos brincando, a bagunça em um domingo de manhã, a interação gostosa com o animalzinho de estimação! Não é gostoso, anos depois, pegar aquelas fotos e poder relembrar? Uma sensação boa de nostalgia, uma saudade do tempo bom que vocês passaram em família.


Bebê dentro da banheira tomando banho, olhando para cima e sorrindo, com o sol iluminando seu rosto.


Pais e filha brincando em casa, fazendo com as mãos o símbolo do heavy metal e rindo.


A sessão fica descontraída, sem poses, sem regras! As crianças se divertem em seu “ambiente natural”, onde elas estão acostumadas, com seus próprios brinquedos que tanto gostam!

Sabe aquele brinquedinho que a vovó deu com tanto amor? Ele vai estar na foto, pois sua filha estará brincando com ele! E aquela roupinha super fofa que a madrinha deu? O bebê vai vestir e ficar lindo nela! Mantas, sapatinhos, acessórios para o cabelo. A mamãe e o papai pensam em tudo com tanto carinho, nada mais justo que ter todas essas coisas registradas, não é mesmo?


Bebê olhando para a câmera enquanto mama em sua mãe, que está de costas.


Criança deitada em um pufe em sua casa, enquanto brinca durante uma sessão lifestyle de família.


A fotografia lifestyle é um estilo de foto que não sairá de moda nunca, porque retrata a vida daquela família, a felicidade de estarem juntos. Ou um hobby que determinada pessoa tem! Coisas que gosta de fazer, seja acompanhado, seja sozinho. Claro que às vezes queremos um tipo de registro que está na moda naquele momento, que ficam lindos também! Mas penso ser indispensável esse tipo de registro mais intimista, mais pessoal.


Bebê sentada em um manta no chão em meio a vários livros, gargalhando enquanto olha para sua mãe.


Casal sorrindo sentado em uma escada, ambos com a mão da barriga da mulher que está grávida.


É um ótimo tipo de registro para pets também. Registrar seu cachorrinho brincando com você, ou com seu filho, ou aquele brinquedo todo sujo e babado, de tanto que ele gosta e leva para todo lado. Ou seu gatinho que não gosta de sair de casa e pode ser fotografado na caminha, dormindo, ou brincando com aquele ratinho que ele adora, ou ganhando um cafuné!


Gata embaixo do sofá em sua casa, brincando com uma fita e penas, em cima de um tapete da mesma cor dela.


Cachorro idoso e sua tutora se olhando durante um ensaio pet, com folhas secas ao fundo.


“Mas isso significa que as fotos deverão ser feitas em casa?? Minha casa não é boa para fotografar!” Você pode estar pensando nesse momento. Então eu te digo, não se preocupe! Primeiro, sua casa pode ser perfeita para as fotos em família que você tanto quer e você nem sabe! Às vezes o fotógrafo vai chegar, fazer os registros e você vai se impressionar com o resultado! Sim, aquela nas fotos é a sua casa! E você nem imaginava, mas ficou perfeito!


Pais e criança em cima da cama, com alguns brinquedos, se divertindo durante uma sessão de fotos lifestyle de família.


Criança com uma câmera de brinquedo tirando foto da irmã mais nova.


Foto em preto e branco de uma mãe sentada em sua cama amamentando sua filha recém nascida.


Por outro lado, as fotos não precisam ser feitas em casa! Claro que não é uma obrigatoriedade! Quando o bebê é recém-nascido as fotos são em casa mesmo por questão de segurança daquela nova vidinha ainda tão desprotegida. Em casa ele está em um ambiente que a mamãe e o papai prepararam com todo cuidado. Mas quando o bebê vai crescendo, ou no caso de gestantes ou ensaio de casal, as fotos podem ser feitas em ambiente externo, sem dúvidas! E fica lindo demais!


Casal sentado em uma ponte olhando para ruínas de um trilho de trem, de costas para a foto.


Gestante sentada na grama, olhando para a barriga, com a Lagoa da Pampulha ao fundo.


Mãe amamentando filha bebê, quanto a filha mais velha dá um beijo em sua bochecha e a mãe sorri.


O que vale é a espontaneidade do momento! O relaxamento, a vontade de estar ali brincando, conversando, fazendo um carinho. E de quebra, está sendo fotografado e aqueles momentos se tornarão eternos, doces lembranças!

Vale escolher um lugar que é especial para o casal, ou onde a família vai para brincar, ou onde você sempre leva seu pet pra passear! Ou então nenhum desses e descobrir lugares novos, mas seguindo com a proposta de o ensaio ficar a cara de quem está sendo fotografado e o mais natural e espontâneo possível!

                  

Criança molhada saindo da aula de natação enrolado em um roupão, olhando para a câmera e sorrindo.


Criança sentada ao chão abraçando seu cachorro, olhando para a câmera e sorrindo.


Cachorro em primeiro plano e mãe amamentando seu filho ao fundo.


Tutora dando um beijo em seu gato, durante um ensaio pet em sua casa em Belo Horizonte.


Gestante abraçando o marido, que está de costas para a foto, segurando um sapatinho do bebê que está para nascer.


E aí? Consegui deixar claro o que é a fotografia lifestyle? Consegui passar pra vocês a beleza desse tipo de ensaio?! Vamos fazer um também?? Vem falar comigo! Vamos deixar seu ensaio a sua cara!!