Imagem capa - Por que colocar as suas fotos no papel? por Samara Medeiros Fotografia
DicasFotografia lifestyleFotografia de famíliaFotografia infantil

Por que colocar as suas fotos no papel?

Hoje eu vim aqui falar um pouco com vocês sobre a revelação - ou impressão - de fotos! Antigamente as pessoas eram obrigadas a colocar as fotos no papel, porque não existia a foto digital ainda. As fotografias eram feitas com filme e para vermos precisávamos colocá-las no papel. Eu nem sonhava em trabalhar com fotografia nessa época, mas meu pai é fotógrafo amador e sempre gostou muito de fotografia, inclusive teve um pequeno laboratório de revelação de fotos em casa por um tempo. Então eu tinha a minha câmera para dar meus clicks amadores por aí! Hehehehe


Com a modernização das tecnologias de captação de imagem, surgiu a fotografia digital e, com ela, a ausência de “filme”. Agora a gente não é obrigado a colocar as fotos no papel, elas estão o tempo todo disponíveis online, para qualquer um ver, para mostrar para os parentes, para os avós que moram longe, mandar por whatsapp para o grupo da família… Eles estão a um click de distância!

Isso é uma maravilha não é? Eu acho incrível o alcance que as imagens têm agora. Em um piscar de olhos, a sua irmã querida que mora do outro lado do mundo pode ver e acompanhar o crescimento do seu bebê por meio de fotos, sua mãe que mora em outra em outra cidade pode ver em primeira mão a mais nova gracinha do netinho, e por aí vai!


Mãe e seus dois filhos brincando durante um ensaio fotográfico, atrás do tronco de uma árvore, todos sorrindo.


Mãe de costas com sua bebê no colo olhando por cima do ombro dela, para a câmera, fazendo uma careta.


Mas será que isso também não traz uma enorme desvantagem? Agora, porque a gente não é obrigado a colocar as fotos no papel, nós pegamos o costume de não colocar NUNCA. Pare para pensar… quando foi a última vez que você mandou fotos para revelar? Sejam fotos que fez em casa ou fotos que fez com um profissional fotógrafo? Há quanto tempo não faz um album com as fotos que tira do celular? Ou dos últimos aniversários dos seus filhos?

Eu prezo tanto pelas fotos que tenho da minha infância e adolescência. Como eu contei no início do post, meu pai sempre se interessou muito pela fotografia e fez vários cursos ao longo da vida, então tenho a sorte de ter várias fotos do meu crescimento, todas em álbuns. Bem palpáveis!


Foto de um album de fotos antigo, com fotos de criança.


Foto de um album de fotos antigo, com fotografias reveladas de criança.


Mas as pessoas, atualmente, não estão tendo isso mais. A gente sempre pensa “ah, mas está mais à mão no computador ou mesmo no celular, olha que prático”. Mas será que tem a mesma emoção ver uma foto na telinha de um celular e passando as páginas de um album lindo? Ou “cavucando” aquela caixa de sapato cheeeeeia de fotos da sua juventude? Quando a gente faz isso não são risadas garantidas? Não vem aquela lágrima nos olhos, aquele apertinho na garganta?


Caixa de papel cheia de fotos antigas reveladas.


Várias fotos antigas reveladas espalhadas pelo chão.


Vários negativos, filmes de câmera fotográfica analógica.


E sabe aquelas tais fotos digitais que a gente enrolou e não revelou ou não colocou em um album? O que acontece depois de alguns anos que aquelas fotos foram feitas? “Onde mesmo que eu salvei??” ou “Eu tenho certeza que as fotos de quando dei o Totó para o João estavam por aqui. Mas onde?” ou então “Nossa, as fotos que fiz com a fotógrafa tal ficaram tão lindas! Onde será que coloquei?”. Pois é… A gente esquece. São tantas fotos que a gente acaba não vendo nenhuma. Não mantendo nenhuma recordação mais próxima.


Ou então seu computador dá problema, mas lá era o único lugar que você mantinha uma cópia das fotos! E agora? O que fazer? Claro que é sempre bom manter um backup, uma segunda cópia virtual das suas fotos, mas se elas estiverem no papel também, já garante que não serão perdidas para sempre, não é mesmo?


Foto antiga escaneada de uma criança de roupinha marrom espiando pela porta do quarto.


Foto antiga escaneada de uma família sentada na grama com flores atrás, mãe, filha e neta.


Por isso eu tenho começado a defender a revelação ou impressão das fotos. Vamos voltar com aquela emoção que tínhamos antigamente de rever as fotos de muito tempo atrás? Vamos começar a colocar as fotos no papel? Colocar em porta retratos pela casa, emuldurar e colocar na parede como um lindo quadro! Fazer albuns para realmente ter uma lembrança palpável para mostrar aos seus filhos ou até mesmo aos seus netos? Eu estou começando a fazer isso com as minhas! <3


Capa de album fotográfico de viagem.


Album fotográfico com fotografias de viagem para a Islândia.


Album fotográfico pessoal com fotos de viagem para a Islândia.


Vamos todos mudar essa cultura que está se consolidando e voltar a colocar fotos no papel??