Projeto "Olhares do Abandono"

557
2min de leitura

Eu comecei um projeto pessoal - que até acabou virando meu projeto de final de curso no curso de fotografia - e hoje venho aqui apresentar para vocês. As primeiras fotos que fiz foram meio "por acaso", mas aí eu acabei achando que era um projeto que valia a pena ter uma continuidade. Era um projeto de fotografia com animais abandonados, em situação de rua.

Para contar para vocês do projeto eu vou contar um pouco da minha história com fotografia pet.

Em 2015 eu comecei a fazer trabalho voluntário como fotógrafa em um Abrigo de animais abandonados aqui de Belo Horizonte, o Abrigo Balaio de Gato. Foi mais ou menos na época que eu estava dando meus primeiros passos como fotógrafa e era uma ótima forma de treinar. Eu ajudaria os animais com fotos legais, e consequentemente uma maior facilidade de serem adotados, e eles me ajudariam como modelinhos para eu treinar minha fotografia. Daí surgiu o amor por fotografar pets e eu comecei a me especializar nessa área, além da fotografia de famílias, que também amo de paixão!

Pensando nesse mundo que eu estava me inserindo, que é a fotografia pet, eu decidi fazer um projeto com essa ênfase, no abandono de vidas. Algumas pessoas podem achar que não, mas um animal ama e sofre como qualquer ser humano, às vezes até mais intensamente, porque eles dependem completamente da gente.

Então se alguém compra um animal de estimação ou adota e depois abandona, está fazendo uma crueldade sem tamanho, pois está traindo a confiança daquele que o deu um amor incondicional. O animal não é um objeto para ser abandonado quando mudamos de casa, quando vai chegar um novo membro na família ou se estamos com alguma dificuldade em nossas vidas. 

Quando eu comecei o projeto, percebi que a maioria dos animais abandonados conserva uma carência e um olhar de desconfiança, misturado com desejo de agradar e de receber um carinho, ainda que apenas por poucos momentos.

Então minha ideia é mostrar a vocês esse olhar. Um olhar misto de curiosidade, desconfiança, carinho e esperança. Mesmo por um desconhecido, que chegou de repente disposto a gastar uns minutinhos e "sujar as mãos" fazendo um carinho neles.

Estando dentro do Abrigo eu vejo quanta crueldade existe com esses seres de luz que são os animais. Então precisamos de uma mobilização das pessoas de bem para tentar diminuir - e quem sabe acabar? - com essa crueldade.

Vamos nos conscientizar! Vamos adotar ou comprar um animalzinho apenas se tivermos certeza que vamos poder cuidar daquela vida até o fim dela, ou das nossas. Ter em mente que não são um objeto. São vidas, com sentimento, sofrem, sentem fome, frio, medo. Vamos lutar por uma vida com menos peludinhos sofrendo nas ruas.

Vamos ver mais algumas fotos?

Vamos todos fazer a nossa parte. Se cada um fizer um pouquinho, muitos mais animais poderão ser salvos e, o que seria ainda melhor, não seriam mais abandonados.

26 Jun 2018

Projeto "Olhares do Abandono"

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

abandono adoção adoção de animais cães cavalos ensaio externo ensaio pet fotografia autoral fotografia de cães fotografia de gatos fotografia p&b fotografia peb fotografia pet fotografia pet belo horizonte fotografia pet bh fotografia preto e branca gatos olhares do abandono petbook

Quem viu também curtiu

26 de Jun de 2018

Coisas que você deve saber antes de ter um bulldog francês

26 de Jun de 2018

Locais pet-friendly em Belo Horizonte

16 de Mai de 2018

Adaptando um novo gatinho em casa