Imagem capa - Vou ser mamãe! Qual  a melhor época para fazer as fotos de gestante?? por Samara Medeiros Fotografia
DicasFotografia lifestyleFotografia de família

Vou ser mamãe! Qual a melhor época para fazer as fotos de gestante??

Oi gente! O post de hoje é com o intuito de ajudar um pouco as mamães e papais de primeira viagem – ou segunda, terceira viagem também, por que não né? – sobre as fotos de gestante. Quando o teste de gravidez dá positivo são muitas as dúvidas que pipocam na cabeça e tenho certeza que uma delas para muita gente foi “e agora, preciso fazer fotos lindas para eternizar esse momento tão especial, mas como faço, qual a melhor época?”.

Então não se preocupem que hoje eu vim aqui tentar ajudar a esclarecer um pouco sobre a questão das fotos. Afinal… quando fazer?


Casal esperando seu primeiro filho, sentados na cama, um olhando para o outro, com nariz se tocando e as mãos na barriga da gestante.


O mais indicado é que as fotos sejam feitas entre a 28ª e 33ª semanas de gestação! Quando a futura mamãe entra na 28ª semana, em geral a barriga já está grande, bem redondinha e linda! Normalmente o bebê ainda não se acomodou para o parto, então a barriga ainda não está baixa, devido à posição do bebê. Outro fator importante é que nessa fase da gestação o organismo ainda não está retendo muito líquido. Quanto mais próximo da época do parto, mais o corpo da mulher retém líquidos para se preparar para o nascimento do bebê, principalmente no nariz, lábios e pernas ou pés. Mas é claro que nada é uma regra. É mais um parâmetro para garantir o conforto da mamãe! Mas cada corpo é um corpo e cada gestação é uma gestação!


Mais um ponto relevante é que quanto mais próximo do parto, a mamãe vai ficando mais cansada. O bebê, que já está grande, começa a comprimir o órgãos. A bexiga fica bem comprimida e é bom parar com mais frequência para a mamãe ir ao banheiro – então é bom escolher um local onde tenha essa possibilidade, ou estar ciente de fazer uma sessão mais curta. Longas caminhadas também não são muito indicadas, pois o pulmão de algumas gestantes fica comprimido também, dependendo da posição do bebê. Com isso o fôlego fica um pouco mais curto – mas claro que isso varia de pessoa para pessoa e de gestação para gestação - já fiz ensaio de uma gestante com 39 semanas que estava no pique, mas tenham em mente que é sempre um risco esperar tanto e acabar ficando sem as fotos tão desejadas!


Casal esperando seu primeiro filho, sentados no sofá de casa, com uma mão de cada sobre a barriga, o homem meio de costas para a foto e a gestante de lado, com parte do rosto aparecendo na imagem.



Caso você esteja grávida de mais de um bebê é bom fazer as fotos com um pouco mais de antecedência, pois não é incomum que o parto adiante nesses casos! Então para garantir uma lembrança desse momento tão único, é bom ficar bem atento!

Claro que é importante ter em mente que cada gestação é diferente da outra e que os cuidados médicos sempre devem ser levados em conta na hora de decidir o melhor momento para as fotos!

No caso da mamãe estar de repouso, uma opção que tenho amado cada vez mais é fazer as fotos em casa! No conforto do lar, todos os detalhes da vida do casal - e do bebê que está sendo tão aguardado - será registrado também e ficará uma memória muito mais completa, contando toda a história da família, incluindo o lar de vocês.


Casal esperando seu segundo bebê de pé em frente à parede de sua casa, coberta de trepadeiras, de frente um para o outro com as testas se tocando e ambos sorrindo.


Aí você decidiu a melhor época e marcou o dia. E agora? Que horário marcar? Então… se você vai fazer as fotos em estúdio não faz muita diferença, pois será usada luz artificial, na maioria das vezes, então o horário influencia pouco. Se as foto serão em casa – o que AMO!! – o ideal é fazer entre as 10h da manhã e as 16h porque a luminosidade vai entrar bem em casa, proporcionando um ambiente e luz mais bonitos para aqueles fotógrafos, como eu, que gostam de usar luz natural. Agora se as fotos serão externas, o legal é fazer ou no inicinho da manhã, finalizando até umas 10h, ou então no fim da tarde.


Gestante apoiada em uma parede de azulejos brancos com desenhos azuis, icônicos em Belo Horizonte, com as mãos na barriga, sorrindo e uma luz de fim de tarde iluminando seu rosto.


Gestante sentada em uma cadeira em sua casa, ao lado da janela, com sombras ao seu redor e a luz entrando pela janela e iluminando parcialmente seu rosto, tronco e barriga.


E então? Conseguiu decidir qual será a melhor época e melhor horário para suas fotos?? Tenho certeza que será um registro que sua família não esquecerá jamais e que seu ou sua bebê amará ver no futuro!