03/04/2018 às 17:30 Dicas de fotografia

Dicas de fotografia #1

432
3min de leitura

Quem aí não adora tirar uma foto em casa com a família? Ou daquele domingo no parque? As famosas selfies também estão aí com “fãs” fervorosos e dedicados!

Quase todo mundo tem uma câmera que usa para retratar o dia-a-dia da família, as gracinhas dos filhos, a interação entre irmãos e isso é muito legal.  Temos celulares com câmeras cada vez melhores que facilitam muito a vida para fotos caseiras de boa qualidade. Mas nem sempre as fotos ficam legais, né? O que você pode fazer para melhora-las?

Pode ser que o que vou falar aqui seja óbvio para você, mas são dicas simples que podem facilitar a vida de muita gente! Todas as fotos que irei postar aqui são de celular e sem nenhum tipo de tratamento ou filtro.

Dica #1 - Procure uma fonte de luz e coloque o objeto ou pessoa que será fotografado com o rosto voltado de frente ou lateralmente a essa fonte, minimizando as sombras marcadas e proporcionando uma melhor iluminação. Se as fotos forem em um ambiente interno, ilumine o máximo possível, abrindo cortinas e janelas, acendendo luzes. Dessa forma você evitará que a foto fique toda "granulada" e perca qualidade. Além do mais, no escuro, o celular tende a ficar com a lente aberta mais tempo, para entrar mais luz. Qualquer movimento da pessoa fotografada irá borrar a foto.

Dica #2 - Preocupe-se com o fundo. Se tem uma lixeira ou algum outro objeto em destaque atrás do que você está fotografando tente mudar o ângulo, virar a pessoa para outro lado, ou simplesmente vá lá e retire a “poluição visual”, se for possível. Isso vai tirar as distrações do seu ambiente, deixando a atenção voltada para o que você quer fotografar. 

Dica #3 - Pode parecer besteira, mas garanta que o FOCO estará no objeto ou pessoa que você quer fotografar. Ninguém gosta de tirar uma foto e perceber que a parede está super nítida e seu filho todo embaçado, certo? 

Dica #4 - Cuide para a foto não ficar torta. Quase todas as câmeras atualmente – inclusive as de celular – têm os “grids” que são aquelas linhas quadriculadas para que você tenha um parâmetro e perceba quando sua foto está saindo torta. Mas nem sempre é necessário usar esse artifício. No  "olhômetro" mesmo podemos conseguir ajustar o horizonte para que não fique torto.

Dica #5 - Zoom de celular não funciona. A maioria dos celulares só têm zoom digital, o que significa que se você usa-lo, sua foto vai perder muita qualidade. Evite o máximo que puder. Use o "zoom manual" que é se aproximar fisicamente do que quer fotografar!

Dica #6 - Só use o flash quando for absolutamente necessário. O flash direto igual o do celular não é uma forma muito "bonita" de luz, pois tende a tirar volume, "chapar" a imagem, o que passa a impressão de engordar. Além disso se você quiser iluminar vários planos (uma pessoa na frente e outra pessoa no fundo, por exemplo) o primeiro plano vai receber uma quantidade muito maior de luz. Então nesse caso o flash só irá funcionar legal se as pessoas estiverem bem próximas e mesmo assim a mais afastada ficará mais escura que as da frente.

De vez em quando farei posts diferentes para vocês. Se quiserem dar alguma sugestão, fiquem à vontade para me falar nos comentários, combinado?? E o que vocês acharam desse? Muito simples ou ajudou em alguma coisa? Já fizeram o teste em casa??

Até o próximo!

03 Abr 2018

Dicas de fotografia #1

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

belo horizonte dicas de fotografia ensaio fotográfico infantil ensaio infantil ensaio pet ensaio pet belo horizonte fotografando em casa fotografia fotografia amadora fotografia belo horizonte fotografia de família fotografia de família belo horizonte fotografia de paisagem fotografia em casa fotografia em parques fotografia em praças fotografia infantil fotografia infantil belo horizonte fotografia pet fotografia pet belo horizonte sessão de família sessão infantil sessão pet

Quem viu também curtiu

26 de Jun de 2018

Coisas que você deve saber antes de ter um bulldog francês

26 de Jun de 2018

Locais pet-friendly em Belo Horizonte

16 de Mai de 2018

Adaptando um novo gatinho em casa