10/10/2019 às 20:20 Dicas Fotografia pet

Meu gatinho tem felv... e agora?

1168
4min de leitura

Ei pessoal! Hoje é dia de mais um post informativo aqui no blog! Como bióloga e fotógrafa de felinos, além de voluntária em um abrigo de resgate de gatinhos, fico triste ao ver muita desinformação espalhada por aí. E muita dúvida e muitos mitos cercam a FELV, a leucemia viral felina.

Então hoje vim aqui explicar um pouco mais sobre essa doença e trazer alguns relatos de pessoas que têm – ou já tiveram – gatinhos positivos para a FELV. Lembrando que esse post foi escrito com base em informações obtidas com a veterinária especialista em felinos, Tathiana Mourão, além de artigos científicos (a revisão consultada consta ao final do texto.)

Mas então... o que é a FELV?

A FELV é a leucemia viral felina (Feline Leukaemia Virus) e é uma doença causada por um retrovírus e acomete apenas gatos. É conhecida como a “doença do gato amigo” pois a transmissão é passiva,  através da saliva, lambeduras, urina, fezes e fluidos em geral.

A doença é similar à leucemia humana, no sentido de que também ataca o sistema imune do animal. Por isso os sintomas variam entre perda de peso, perda de apetite, diarreia crônica, depressão – o que pode fazer o gatinho parar de se limpar e ficar com o pelo embolado e sujo –, também pode ocasionar inflamação na gengiva, problemas no estômago e febre. Em casos mais avançados, é comum que o gatinho apresente complicações nos olhos, podendo levar à cegueira, dificuldades respiratórias e anemia e é comum que possa precisar de transfusões de sangue.

Como a doença afeta o sistema imune – conhecido como “sistema de defesa” do organismo – é muito comum que doenças oportunistas ataquem, como a rinotraqueíte e a PIF (peritonite infecciosa felina), dentre outras oportunistas.

Existem várias formas de diagnosticar a FELV. O PCR é um teste mais demorado e que deve ser feito em laboratório após retirada do sangue do gatinho. Existem também testes rápidos por meio da técnica chamada ELISA, que também dá o diagnóstico da outra retrovirose felina, a FIV (vírus da imunodeficiência felina, também conhecida como AIDS felina). No caso dos testes rápidos é retirado um pouco do sangue do felino e em 15 minutos se tem o resultado. O PCR é mais específico e muito mais confiável, mas os testes rápidos também têm uma boa confiabilidade, sendo que algumas marcas são mais recomendadas que outras, então busque a opinião do seu veterinário de confiança, especialista em felinos!

Caso você só tenha gatinhos negativos em casa, a melhor forma de prevenção – além da vacinação que falaremos a seguir – é a criação indoor, o que significa manter seu bichano sempre preso em casa. Na rua ele corre muitos riscos, além de contrair doenças há o risco de atropelamento, envenenamento, pessoas cruéis que maltratam por puro prazer. Proteja seu gatinho, não deixe que ele tenha acesso à rua.

Bom... mas você tem um gatinho FELV +... seja porque descobriu que o seu peludo tem a doença, seja porque decidiu adotar um gatinho felv... o que fazer agora?

Primeiro de tudo, se você tem outros gatos em casa, todos devem ser testados e os que forem negativos, devem ser vacinados com a vacina quíntupla. A vacina precisa de duas doses com 21 dias de intervalo para ser efetiva e nesse meio tempo os animais negativos não podem ter contato com os positivos pelo risco de se infectarem. Após as duas doses da vacina quíntupla, os gatinhos positivos e negativos podem ficar juntos, brincar, dormir juntos e serem muito felizes! É importante saber que nenhuma vacina, seja humana, seja animal, é 100% eficaz, então pode sim acontecer uma fatalidade de um gatinho negativo com as vacinas todas em dia, se contaminar. Mas as chances são bem pequenas. Após as duas doses iniciais, a vacinação será anual de dose única e é importante não atrasar, pois nesse caso seu gatinho ficará vulnerável e poderá ser contaminado.

A cada gatinho novo que chegar em casa, ele deve ser testado. Caso tenha acabado de ser resgatado, a chance de um falso negativo existe e a recomendação é que se espere aproximadamente 2, 3 meses para um novo teste, pois caso o gatinho tenha acabado de ser infectado, ele pode estar na “janela imunológica” na qual o vírus não é detectado, apesar de estar presente.

O gatinho felv irá precisar de alguns poucos cuidados especiais. Ele precisa de uma alimentação ótima (ração premium ou super premium, esta última preferencialmente) para se manter sempre bem saudável e forte. Vacinação em dia – converse com seu veterinário sobre as opções, tríplice e quádrupla –, sempre deixe o vermífugo em dia e fique de olho em possíveis alterações de comportamento, espirros frequentes e outras mudanças no peludinho. O gatinho poderá passar vários anos sem a doença se manifestar ou poderá dar a sorte de que ela nunca se manifeste, embora seja menos comum.

Infelizmente a FELV não tem cura, mas existem algumas terapias que podem ser usadas para amenizar os efeitos da doença, como o uso de Interferon para dar uma reforçada no sistema imune do gatinho. Procure um veterinário especializado em felinos e consulte todas as opções para prolongar, com qualidade, a vida do seu bichano felvinho.

Entendemos a dor de se perder um amigo e compreendemos pessoas que não querem adotar um animalzinho nessas condições, por saber que ele terá uma expectativa de vida mais curta, mas se você decidir por esse ato de coragem e altruísmo, saiba que seu gatinho será sempre grato por você proporcionar a ele a melhor vida possível e te retribuirá com todo o amor que ele é capaz! Afinal os gatinhos com FELV são como quaisquer outros e adoram brincar, dar e receber carinho e dormir juntinho!

Referência: Clinical Aspects of Feline Retroviruses: A Review Katrin Hartmann, Viruses, 2012

10 Out 2019

Meu gatinho tem felv... e agora?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaiopet felv fotodegato fotografiapet gateira gateiro leucemiaviralfelina maedegato maedepet mundogato mundopet

Quem viu também curtiu

26 de Jun de 2018

Coisas que você deve saber antes de ter um bulldog francês

26 de Jun de 2018

Locais pet-friendly em Belo Horizonte

16 de Mai de 2018

Adaptando um novo gatinho em casa